Pães

Cinnamon Rolls e pão de leite

Pão de leite doce

(O leite pode ser substituído por água)

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 50 ml de óleo ou 2 colheres de sopa de manteiga (não use margarina)
  • 170 ml de leite (pode substituir por água se preferir)
  • ½ colher de chá de sal
  • 4 colheres (sopa) de açúcar (se preferir menos doce diminua para 2 ou 3 colheres)
  • 30 gramas ou 2 tabletes de fermento biológico fresco ou 15 gramas de fermento biológico seco.
  • ½ quilo de farinha de trigo branca especial.

PREPARO

  1. Misture o leite (ou a água) e o fermento em uma tigela grande. Se estiver muito frio, abaixo de 10 graus, use o leite ou a água mornos a aproximadamente 36 graus. Caso não tenha um termômetro coloque o dedo dentro, não pode estar quente senão impede a fermentação cozinhando as leveduras e desperdiçando sua massa.
  2. Coloque 5 colheres (sopa) de farinha e mexa formando um mingau, Cubra com um pano e deixe descansar por 15 minutos. Você pode pular esta etapa se o dia estiver quente.
  3. Após isso, a mistura estará inchada, com aparência de uma esponja, Acrescente os demais ingredientes deixando apenas o sal para depois. Vá colocando a farinha aos poucos e mexendo até não ser possível com a colher. Adicione agora o sal.
  4. Espalhe um pouco de farinha em uma superfície lisa, coloque a massa e amasse com as mãos incorporando a farinha até que a massa esteja maleável, lisa e soltando das mãos. Vai aproximadamente ½ quilo de farinha, mas é bom ter um pouco mais de reserva caso seja necessário. Cuidado para não colocar farinha demais ou o seu pão ficará seco. Quanto mais você sovar, mais ele desgrudará das mãos.
  5. Cubra e deixe descansar por meia hora.
  6. Corte a massa em pedaços e modele da forma que desejar.

Deixe descansar em um ambiente onde não haja vento até que dobre de volume coberto com um pano.

Gosto de usar o forno desligado para isso.

  1. Préaqueça o forno a 200 graus por 15 minutos e asse os pães até que estejam dourados. Se precisar vire a assadeira no forno para assar por igual.
  2. Opcionalmente gosto de fazer uma caldinha de açúcar para pincelar sobre os pães doces depois de assados. Ficam bonitos, brilhantes e apetitosos.

Calda: 2 colheres de açúcar e 4 colheres de água, ferva e passe com um pincel.

 

Cinnamon Rolls

 

Faça a massa básica de pão doce acima até a modelagem. Na hora de modelar, na bancada um pouco enfarinhada estique a massa com um rolo formando um retângulo.

Faça uma mistura de 100 gramas de manteiga com 4 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de canela em pó.

Espalhe sobre a massa, enrole feito rocambole e corte em fatias de 4 centímetros. Disponha na forma untada ou empapelada.

Asse em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos até que fique dourado.

 

***