Sempre fui louca por pastéis. Assados, de feira, com recheio de carne, queijo, camarão, banana com canela. Quando era criança na cantina da escola o meu favorito era o “Banana Real”, um pastel de massa frita com recheio de banana e salpicado de açúcar e canela por cima. Que saudades da infância, quando a gente podia comer fritura sem culpa. Mas dá pra viver sem e optar pelos assados, tão saborosos quanto. Ainda me lembro de quando fui a Buenos Aires pela primeira vez e descobri que os pastéis eram muito tradicionais por lá e se chamavam empanadas.
Fiz estas para o jantar de ontem a noite. A massa ficou fina e crocante, parecendo um folhado, mas não tão quebradiço. Ficou ótimo!
Espero que gostem.
Ingredientes da massa
- 3 xícaras de farinha de trigo
- ¼ – ½ de colher de chá de sal
- 170 g de manteiga sem sal
- 1 ovo
- De ¼ – ½ xícara de água ou leite
Recheio
- 1/2 quilo de carne moída
- 1 cebola picada
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 1 colher (chá) de salsa desidratada ou fresca
- 1 colher (sopa) de manjericão
- 1/2 colher (café) de páprica picante
- 2 colheres (sopa) de óleo de sua preferencia
- 5 colheres (sopa) de molho de tomate
- Sal a gosto
Preparo do recheio:
Em uma panela aqueça o óleo e frite ligeiramente a cebola. Junte a carne moída e vá mexendo até que esteja toda refogada. Junte os demais ingredientes e cozinhe até que evapore todo o caldo. Deixe esfriar.
Fazendo a massa de empanadas:
-
Misture a farinha e o sal no processador de alimentos.
-
Adicione a manteiga.
-
Adicione o ovo e a água/leite até formar uma massa homogênea.
-
Para fazer a massa manualmente, siga as mesmas instruções mas use as mãos para misturar os ingredientes.
-
Forme uma bola.
-
Abra a massa de modo que fique bem fina e corte em círculos (use um molde ou um prato pequeno).
-
Use imediatamente, ou coloque na geladeira/congelador para usar depois.
Montando e assando as empanadas:
-
Para montar as empanadas ou pastéis, coloque uma colher do recheio no meio de cada disco de empanada. A quantidade de recheio vai variar de acordo com o tamanho das empanadas, mas no geral é mais fácil de fechar uma empanada que não está muito cheia. E quanto mais vezes você fizer empanadas, mais fácil fica de rechear ao máximo e ainda assim fechá-la corretamente.
-
Para fechar as empanadas, dobre o disco e cole as bordas pressionando a massa com os seus dedos. Se você tiver dificuldade para colar as bordas, você pode pincelar o interior das bordas com clara de ovo, que vai agir como cola nas empanadas. Você também pode usar um garfo para ajudar, é só pressionar o garfo contra as bordas. Para fazer o repulgue ou churito, aquela borda tipo onda, use os dedos para torcer as bordas. Existem também moldes de empanadas que você pode comprar e que irá ajudar na hora de fechar as empanadas.
-
Para melhores resultados, eu recomendo refrigerar as empanadas por pelo menos 30 minutos antes de assar – isso também ajuda a fechá-las melhor, prevenindo o recheio de vazar.
-
Se você quer que suas empanadas fiquem com um toque dourado, você pode pincelá-las com ovo (clara e gema batidas ou gema batida com um pouco de água).
-
Asse as empanadas no forno pré-aquecido. Eu costumo assá-las a 190-200 ºC mas a temperatura pode variar de acordo com o forno e o tamanho das empanadas. Eu asso as empanadas menores a 190 ºC. O tempo de forno também varia (de acordo com o forno e o tamanho), mas é na média de 18-25 minutos – as empanadas estarão prontas assim que ficarem douradas.